quarta-feira, 3 de abril de 2013

Glutamato: que monstro é esse?

Glutamato: que monstro é esse?
Um assassino silencioso que pode estar escondido em seu armário da cozinha neste exato momento.


  


O que é Glutamato?




O Glutamato monossódico é um intensificador de sabor (substância, que adicionada aos alimentos, realça o seu sabor) é tão perigoso quanto o aspartame, porém mais escondido. Ele excita as papilas gustativas e estimula o consumo de mais produtos que o contém, ou seja, ele engana o cérebro. Associado a junk food favoreceu bastante a epidemia de obesidade que o mundo conhece hoje. Esse aditivo pode ajudar a triplicar a taxa de insulina fabricada pelo pâncreas o que pode provocar casos de diabetes tipo 2. O glutamato pode viciar assim como nicotinas e drogas. 




O que ele faz?


Ele é um dos piores aditivos alimentares que existem no mercado. Ele superexcita suas células ao ponto de ser perigoso ou mortal, causando danos em vários graus - e potencialmente mesmo acionar ou piorar disfunções de aprendizado, Mal de Alzheimer, Mal de Parkinson e etc. É usado em enlatados, biscoitos, carnes, saladas, refeições congeladas e muito mais. O GMS é mais do que somente um tempero como o sal e pimenta, ele realça o sabor dos alimentos, fazendo o gosto de carnes processadas e refeições congeladas fiquem melhores e cheirarem melhor, as saladas ficarem mais saborosas e comidas enlatadas ficarem com gosto menos metálico. Enquanto os benefícios do GMS à indústria de alimentos estão bem claros, este aditivo alimentar pode estar lentamente e silenciosamente fazendo grandes danos para sua saúde.

Na realidade, ele tem um sabor fraco, além do que, quando você ingere GMS, você pensa que o alimento que está comendo tem mais proteína e tem um melhor sabor. Ele faz isso enganando sua língua, usando um pouco conhecido quinto estado de sabor: umami. 
Umami é o gosto do glutamato, que é um saboroso gosto encontrado em muitas comidas japonesas, bacon e também no aditivo alimentar tóxico glutamato monossódico. É por causa do umami que o alimento com GMS tem sabor mais forte, robusto, e geralmente melhor, para muitas pessoas, do que o alimento sem ele. 

Sabendo disso, as empresas de alimentos tentam maquiar a aparição desse aditivo para não perder vendas e nem a característica industrializada. Poucos removem o aditivo a maioria só tenta ''limpar'' a embalagem camuflando-o com outros nomes. Em outras palavras, eles tentam esconder o fato que o GMS é um ingrediente. Como eles fazem isso? Usando nomes que você nunca poderia associar com o produto. 


Dica

Para tentar evitar esse mal é só não consumir alimentos processados -alguém consegue? rs- aderindo a uma alimentação rica em alimentos frescos. 


Curiosidades

-Pesquisadores constataram que pessoas que ingerem maior quantidade de MSG estão mais propensas ao excesso de peso e à obesidade.


- Um ciclo, quase que, inevitável: uma pessoa pensa que esta gorda, compra iogurtes light e afins light. Dai o aspartame (adoçante) vai fazer com que aumente o seu apetite por carboidratos, como pizzas recheadas (exemplo: queijo e bacon) que contém glutamato, que vai fazer o apetite aumentar ainda mais. Resultado: vão ficar gordas do mesmo jeito ou pior huahauhaua. Ou seja: Comam coisas NORMAIS (vulgo alimentos frescos)! 



Outros aditivos que devemos evitar:




Um comentário:

  1. é sempre bom saber esse tipo de coisas para que possamos diminuir o uso desse aditivo, reduzindo assim os riscos que ele pode causar a nossa saúde.

    ResponderExcluir